Programa do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães

25 Pontos proclamados em 24 de Fevereiro de 1920 por Adolf Hitler em nome do até então Partido dos Trabalhadores Alemães para cerca de 2.000 pessoas durante o Festival de Munique da cervejaria estatal Hofbräuhaus

 

1 – Exigimos a unificação de todos os alemães na Grande Alemanha com base no direito de auto-determinação dos povos.

2 – Exigimos igualdade de direitos para o povo alemão em relação às outras nações; revogação dos tratados de paz de Versalhes e St. Germain.

3 – Exigimos terra e território (colônias) para o sustento do nosso povo, e colonização para a nossa população excedente.

4 – Apenas um membro da raça pode ser um cidadão. Um membro da raça só pode ser aquele que é de sangue alemão, sem consideração de credo. Consequentemente nenhum judeu pode ser um membro da raça.

5 – Quem não tem a cidadania poderá viver na Alemanha apenas como convidado, e deve estar sob a autoridade de uma legislação para estrangeiros.

6 – O direito de determinar as questões relativas à administração e ao direito pertence apenas ao cidadão. Por isso exigimos que todos os cargos públicos, sejam quais forem, tanto no Reich quanto no condado ou na municipalidade, sejam preenchidos apenas pelos cidadãos. Nós combatemos a economia parlamentar corruptora, a distribuição de cargos somente de acordo com as inclinações partidárias, sem considerações de caráter ou habilidades.\

7 – Exigimos que o Estado seja encarregado primeiro de proporcionar a oportunidade para a subsistência e o modo de vida para os cidadãos. Se é impossível sustentar a população total do Estado, então os membros de nações estrangeiras (não-cidadãos) devem ser expulsos do Reich.

8 – Qualquer imigração ulterior de não-cidadãos deve ser prevenida. Exigimos que todos os não-alemães que imigraram para a Alemanha desde 2 de agosto de 1914 sejam forçados a deixar imediatamente o Reich.

9 – Todos os cidadãos devem ter direitos e obrigações iguais.

10 – A primeira obrigação de cada cidadão deve ser trabalhar tanto espiritualmente quanto fisicamente. A atividade dos indivíduos não deve contrariar os interesses da universalidade, mas deve ter seu resultado no contexto do todo para o benefício de todos. Consequentemente, exigimos:

11 – A abolição de rendimentos indevidos (de trabalho e emprego). Quebra da escravidão de aluguel.

12 – Tendo em consideração o sacrifício monstruoso de propriedade e sangue que cada guerra exige do povo, o enriquecimento pessoal através de uma guerra deve ser designado como um crime contra o povo. Por isso exigimos o confisco total de todos os lucros de guerra.

13 – Exigimos a nacionalização de todas as indústrias (previamente) associadas (trusts).

14 – Exigimos uma divisão dos lucros de todas as indústrias pesadas.

15 – Exigimos uma expansão em larga escala do bem-estar na velhice.

16 – Exigimos a criação de uma classe média saudável e a sua conservação, comunalização imediata dos grandes depósitos e o seu aluguel a baixo custo para pequenas empresas, a máxima consideração de todas as pequenas empresas em contratos com o Estado, condado ou município.

17 – Exigimos uma reforma agrária adequada às nossas necessidades, a provisão de uma lei para a livre expropriação de terras livres para fins de utilidade pública, a abolição dos impostos sobre a terra e a prevenção da toda especulação de terra.

18 – Exigimos luta sem consideração contra aqueles cuja atividade é prejudicial para o interesse geral. Criminosos nacionais comuns, usurários, contrabandistas e assim por diante devem ser punidos com a morte sem consideração de confissão ou raça.

19 – Exigimos substituição de uma lei comum alemã no lugar do Direito Romano que serve a uma ordem mundial materialista.

20 – O Estado deve ser responsável por uma reconstrução fundamental de todo o nosso programa de educação nacional, para permitir que todo alemão industrioso e capaz obtenha foramação superior e, posteriormente, seja introduzido em posições de liderança. Os planos pedagógicos de todas as instituições de ensino deve estar em conformidade com as experiências da vida prática. A compreensão do conceito de Estado deve ser buscada pela escola [Staatsbuergerkunde], logo ao início do nosso entendimento. Exigimos a educação às custas do Estado de filhos de pais pobres excepcionalmente bem dotados intelectualmente, sem consideração de posição ou profissão.

21 – O Estado deve cuidar da elevação da saúde nacional protegendo a mãe e o filho, criminalizando o trabalho infantil e encorajando o preparo físico, por meio do estabelecimento legal de uma obrigação de ginástica e esporte, e pelo máximo apoio a todas as organizações ocupadas com a instrução física dos jovens.

22 – Exigimos a abolição das tropas mercenárias e a formação de um exército nacional.

23 – Exigimos oposição legal as mentiras conhecidas e à sua promulgação através da imprensa. A fim de permitir a provisão de uma imprensa alemã, exigimos que:

  1. Todos os escritores e funcionários de jornais publicados em língua alemã sejam membros da raça;
  2. Jornais não-alemães sejam obrigados a ter autorização expressa do Estado para serem publicados. Sem que possam ser impressos em língua alemã;
  3. Aos não-alemães seja proibida por lei qualquer participação financeira em publicações alemãs, ou qualquer influência sobre elas, sendo a punição para tais violações o fechamento da publicação e a expulsão do Reich do não-alemão em questão. Publicações que sejam contra o bem geral devem ser proibidas. Exigimos prossecução legal de formas artísticas e literárias que exerçam uma influência destrutiva em nossa vida nacional, bem como o encerramento de organizações que se oponham às exigências feitas acima.

24 – Exigimos a liberdade de religião para todas as denominações religiosas dentro do Estado, desde que não ameacem a sua existência ou se oponham aos sentidos morais da raça germânica. O Partido, como tal, defende o ponto de vista de um Cristianismo positivo, sem se comprometer confessionalmente com qualquer denominação. Ele combate o espírito judaico-materialista dentro e ao redor de nós, e está convencido de que uma recuperação duradoura de nossa nação só pode ter sucesso a partir de dentro sobre este enquadramento: a utilidade comum precede a utilidade individual.

25 – Para a execução de tudo isso, exigimos a formação de um poder central forte no Reich. Autoridade ilimitada do parlamento central sobre todo o Reich e sobre suas organizações em geral. A formação de câmaras estatais e profissionais para a execução das leis feitas pelo Reich dentro dos vários estados da confederação. Os líderes do Partido prometem, se necessário com o sacrifício de suas próprias vidas, apoiar a execução dos pontos enunciados sem tergiversação.

Em 13 de Abril de 1928 Adolf Hitler proclamou a seguinte explanação de tal programa:

Em relação à falsa interpretação do Ponto 17 do programa do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães por parte de nossos oponentes, a seguinte definição é necessária:

“Uma vez que o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães se mantém na plataforma da propriedade privada, a passagem ‘livre expropriação’ concerne somente a criação de oportunidades legais para expropriar, se necessário, terras que foram adquiridas ou que não sejam administradas em conformidade ao bem-estar nacional. Isto é dirigido primariamente contra as empresas de especulação de terra judias.