Do Ensaio sobre a Verdadeira Maneira de Tocar Instrumentos de Teclado de Carl Philipp Emanuel Bach. Leipzig, 1753 d.C.
O que constitui uma boa performance? Simplesmente isto: a habilidade, seja tocando seja cantando, de fazer as ideias musicais perceptíveis ao ouvido de acordo com o seu verdadeiro conteúdo e afeto.
Devemos tocar a partir de nossa alma, não como pássaros adestrados.
Não se deveria jamais perder a oportunidade de ouvir cantores competentes; isto ensina a pensar em termos de canto. E é uma boa ideia cantarolar temas musicais para si mesmo a fim de se descobrir como eles deveriam ser tocados; isto será, de todo modo, mais útil do que confiar em longos livros e tratados, nos quais se fala a esmo de Natureza, Requinte, Sonoridade, Melodia, não obstante o fato de que seus autores são frequentemente incapazes de compor duas notas naturalmente, requintadamente, sonoramente ou melodiosamente, uma vez que eles atribuem todos esses dons e qualidades a isto e aquilo de acordo com seus caprichos, mas da maneira mais arbitrária.
Uma vez que um músico não pode comover a menos que ele mesmo seja comovido, segue-se que ele deve ser capaz de se inserir em todos os afetos que deseja despertar em seus ouvintes; ele comunica seus próprios sentimentos a eles e assim os induz eficazmente e uma empatia. Em passagens languidas e tristes ele se torna languido e triste. Isto nós devemos ver e ouvir. O mesmo se aplica aos temas musicais vigorosos, alegres e todas as demais espécies, à medida em que ele se insere em tais afetos. Mal ele silencia um e já desperta outro; portanto, ele está constantemente alterando seus afetos. Ele cumprirá esta função em todas as peças que tiverem sido compostas expressivamente, sejam elas de sua própria autoria ou de outros; no último caso, ele deve sentir em si mesmo as mesmas emoções que moveram o autor enquanto compunha a peça. Que tudo isso possa ser feito com uma compostura impassível é algo que só afirmam aqueles que insensivelmente se obrigam a se sentar ante seus instrumentos como bustos de pedra. Caretas, bem entendido, são deselegantes e desagradáveis; mas expressões adequadas são úteis, na medida em que ajudam a revelar nossas intenções aos ouvintes.
Uma vez que a natureza sabiamente dotou a música com tanta variedade, a fim de que todo homem participe ao seu modo dela, é por conseguinte uma obrigação do músico, dentro dos limites de suas habilidades, satisfazer todo tipo de ouvinte.